Nesta sexta-feira (27/01), o governador Elmano de Freitas (PT), ao lado dos outros oito governadores do Nordeste, tiveram agenda confirmada com o presidente Lula em Brasília, durante todo o dia. Em pauta, os projetos da Região e os projetos específicos de cada estado, devem receber o apoio do Governo Federal para serem tocados ao longo dos próximos quatro anos.
Durante a quinta-feira (26/01), ocorreu o Fórum Nacional dos Governadores com os demais governadores dos Estados Brasileiros. O evento aconteceu no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília, e o objetivo foi alinhar o discurso das prioridades a serem apresentadas ao presidente Lula.
Elmano destacou que os governadores da Região Nordeste discutem uma nova proposta de reforma tributária e um novo pacto federativo que beneficie os Estados Brasileiros de maneira igualitária. “Vamos tentar construir o entendimento sobre vários assuntos que atingem todos os governos estaduais, querendo entender melhor qual a posição do governo sobre a reforma tributária”, o gestor ainda frisou a situação atual de receita “As questões tributárias tiveram uma situação de muita delicadeza para os estados no final do governo passado, pois muitos estados tiveram uma perda de receita muito grande”, declarou.
O governador ainda ressaltou a ideia da reunião com os governadores do Nordeste, “Nós temos pautas específicas com ação conjunta do Governo Federal, a que diz respeito a transição energética o que dá a possibilidade de energia renováveis, como um grande espaço da energia do Nordeste”, Elmano ainda falou de sua preocupação nos estados da região Sul e Sudeste. “Temos a preocupação de que é possível que alguns estados peçam ajuda e no último período o Governo Federal ajudou os estados que têm dívida, onde os estados do Sul e Sudeste são beneficiados, mas os estados do Nordeste que fizeram o dever de casa e não tem dívidas, não são beneficiados”, explicou o governador.