Pela primeira vez neste ano de 2023 o Ceará registrou chuvas em mais de 105 cidades, entre elas o município de Ipu, que registrou, segundo dados não oficiais, 30 mm nos bairros Alto dos 14 e Boa Vista e em quase todo o território da cidade. Os dados, ainda parciais, são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A tendência é de que este número cresça ao longo do dia a medida em que novas cidades informem os índices precipitados.
Entre as 7 horas deste domingo (15) e 7 horas de hoje (16), o município que acumulou o maior volume de chuvas foi Crateús, com 91 milímetros. Em seguida, aparecerem as cidades de Barro (75 mm), Granjeiro (62 mm), Várzea
Alegre (62 mm) e Cariús (58 mm).
Com exceção de Crateús e Caríús, que estão situadas no Sertão Central, todas as demais cidades com melhores índices estão no Sul cearense. Na Capital cearense, o dia amanheceu nublado e com pancadas de chuvas.
A precipitação parcial acumulada foi de 9,4 milímetros.
Para os próximos dias, a tendência é de continuidade dos bons volumes, conforme prevê a Funceme.
Na terça e quarta-feira o órgão cearense projeta possibilidade de chuva em todas as oito macrorregiões do Estado. Caso essa previsão se confirme, as precipitações podem contribuir para elevar o acumulado mensal que, atualmente, está discreto.
As informações são do Diário do Nordeste.