noticias Seja bem vindo ao nosso site Site Tribuna de Iguatu!

Geral

PROFETAS DA CHUVA EM QUIXADÁ REVELA QUE SERÁ UM INVERNO TARDIO E CURTO PARA 2023

Mais de vinte profetas e profetizas estiveram divulgando suas previsões para o inverno de 2023.

Publicada em 16/01/23 às 13:24h - 95 visualizações

Rádio Tribuna de Iguatu


Compartilhe
Compartilhar a noticia PROFETAS DA CHUVA EM QUIXADÁ REVELA QUE SERÁ UM INVERNO TARDIO E CURTO PARA 2023  Compartilhar a noticia PROFETAS DA CHUVA EM QUIXADÁ REVELA QUE SERÁ UM INVERNO TARDIO E CURTO PARA 2023  Compartilhar a noticia PROFETAS DA CHUVA EM QUIXADÁ REVELA QUE SERÁ UM INVERNO TARDIO E CURTO PARA 2023

Link da Notícia:

PROFETAS DA CHUVA EM QUIXADÁ REVELA QUE SERÁ UM INVERNO TARDIO E CURTO PARA 2023
 (Foto: Cleumio Pinto / Sertão Alerta))

Sertanejos e estudiosos aguardam neste sábado (14) em Quixadá no Sertão Central para participarem do XXVII Encontro dos Profetas da Chuva. Momento em que se espera, ouça o melhor prognóstico para iniciar a plantar os roçados.

Mais de vinte profetas e profetizas aguardaram divulgando suas previsões para o inverno de 2023. As experiências que trazem de seus ancestrais com a natureza, o movimento dos astros, ventos e ainda o comportamento dos animais, transmitem como será o comportamento da natureza e se as chuvas tão esperadas neste lado do país vão ser suficientes para plantarem e ainda acumularem nos açudes e cisternas.

Um dos organizadores do evento que acontece em sua edição XXVII, Helder Cortez afirmou a nossa reportagem que conforme os sertanejos revelaram suas experiências em 2023 será um inverno tardio, começando no mês de março e curto, porém nascerá.

Este ano vários profetas de outras regiões participaram do encontro, vindos do Centro Sul, Maciço de Baturité, Vale Jaguaribe e Litoral Norte. Alguns deles participaram do encontro em Quixadá pela primeira vez. A baixo vamos colocar o que cada participante revelou.

No inicio do evento tivemos a inauguração do Jardim dos Profetas, uma homenagem aos hóspedes que permaneceram por longos dados trazendo suas experiências com a natureza. Estes profetas já não estão mais presentes, mas deixaram seus legados.

Hoje famílias participam, a Família Nobre onde o pai, filha e tia com experiências diferentes fazem suas previsões dos invernos. Os filhos do profeta Paruara que a alguns anos não está mais entre nós e seus continuaram com a observação da natureza filhos e a filha Narcisa apresentou-se no encontro.

PROGNÓSTICOS:

Este ano o primeiro a participar foi o Odontólogo Dr. Paulo que no ano passado não participou por se encontrar enfermo, com sua alegria de sempre revelou que será um inverno bom, a partir de março. A experiência de Paulo são os astros. Também conto a história de Turbelina pela 26ª vez já que em 2022 não participou.

Professora Lourdes Leite ; filha de profeta a professora tem sua família bastante participativa nos eventos dos profetas da chuva, irmãos, sobrinha todos estão participando com previsão sobre as chuvas. A experiência de Lourdinha como é conhecida pelos colegas uma experiência que aprendeu com o pai, as pedras de sal no dia de Santa Luzia, pelo que revelou que este ano vai nascer. “Vai chover é muito, só não sei o dia”, afirmou a profetiza.

Agricultor Renato do Tapuiará; este todos os anos acompanhando o movimento da natureza, plantas da caatinga, cupim e pássaros que lhe revelaram um inverno razoável, pois as chuvas terão um período bom, mas serão curtos.

Meyrismar Nobre; filha de profeta, sobrinha e neta de agricultores que também diagnosticavam as chuvas vem se revelando uma verdadeira conhecedora da natureza sustentada subtrair do Flamboyant entre outras árvores o conhecimento de que lhe mostram um inverno na média. Após sua apresentação Meyrismar dissertou uma poesia de sua autoria onde ela apresentou com os filhos através de versos, a emoção tomou conta da profetiza poetiza que se apresentou com os filhos.

José Erismar Nobre; Pai da profetiza Meyrismar em sua apresentação usou o conhecimento familiar sobre a natureza e em diversos recursos naturais lhe permite dizer que o inverno de 2023 será bom com chuvas mais fortes a partir de março se intensificando em abril e maio.

Francisco Vitor (Chico Vitor); profeta que participa do encontro no Centro Sul, em Orós, é de Icó, afirmou que será na média, segundo ainda Chico “o inverno de quem teima em plantar, perde e planta de novo”.

Antônio da cidade de Maranguape na Região Metropolitana de Fortaleza, Utiliza a experiência das pedras de sal que ao se transformarem em água será um inverno bom. Outra experiência usada para se preparar para plantar é o “Tatu”, segundo Antônio “quando os tatus deram à fêmeas em mais intensidade, é sinal de bom inverno” registrou Antônio do Maranguape.  

Josué Viana; desafiando os colegas de apresentação o mesmo afirmou que o inverno já começa na próxima semana, a partir do dia 18 de janeiro, antes mesmo da previsão da FUCEME que acontece dia 20. Josué utiliza a observação dos astros durante meses, de acordo com o que revela o comportamento deles o inverno deste ano vai nascer.

Joedison Mosésio; pela primeira vez participa do encontro em Quixadá, observe o planeta, segundo o prognóstico o primeiro trimestre do ano será de seca, não haverá chuvas. A partir de abril se estenderá até junho, as chuvas serão mais intensas e se revelando um inverno de muita chuva no segundo trimestre. Moésio afirmou que será um bom inverno durante três meses.

Maria Genésia; Pela primeira vez participa do encontro, Genésia que reside no bairro de São João em Quixadá precisou que o inverno deste ano nascerá, a mesma lembrou que sua observação é através dos astros, o sol, a lua, as estrelas que lhe apresentarão se será um período de chuvas ou não.

Narcisa; filha do profeta e poeta “Paruara” um dos homenageados com uma árvore no “Jardim dos Profetas, deixou o legado para os filhos, segundo Narcisa os irmãos juntamente com ela vem observando a natureza e em especial as borboletas que procuram ficar nas partes altas revelando que haverá chuvas, segundo os irmãos que continuaram com a arte do pai de observar a natureza afirmaram através da Narcisa que o inverno nascerá.

Erasmo Barreira; o poeta que busca conhecimento nas árvores da caatinga do sertão e usa também formigas e cupim para saber sobre a chuvas no inicio do ano nos mostrou sua experiência um inicio de anos com apenas chuvadas, serão os meses de janeiro, fevereiro e março. Porém os meses de abril, maio e junho serão de muita chuva. O inverno será bom e curto.

José Célio de 95 anos juntamente com o filho de três anos segundo o agricultor que veio de Limoeiro do Norte no Vale do Jaguaribe revelou com toda sua experiência que este ano teremos um inverno muito bom.

Salatiel; participou pela primeira vez do encontro de Quixadá, sua experiência parte do princípio o lado em que a casa do joão de barro tem sua abertura. O inverno deve ser bom pois o pássaro do sertão esperou sua casa indicando que haverá um bom inverno.

Edilson Castelo Branco; Agricultor do Distrito de Cipó dos Anjos, busca seus conhecimentos através das barras, e durante vários meses acompanha a barra no horizonte e através do que lhe revela vem acertando os prognósticos de chuvas em anos anteriores, este ano Edilson diz que o inverno vai pegar a a partir de abril e se prolonga até junho, retomando um bom inverno, porém curto.

Josimar Batista; outro agricultor do Cipó dos Anjos que todos os anos vem se apresentando nos encontros dos profetas da chuva e nos apresentou sementes secas que usa também sem suas experiências e afirmou que no início do ano serão chovedas e experimentadas.

Francisco; agricultor do município de Choró Limão com seus 79 anos usa os ventos fortes do mês de setembro para se orientar sobre as chuvas do ano seguinte, segundo o choroense o inverno começa a partir de 25 de fevereiro, porém não vai ter inverno, revelou Francisco.

Bossueto; natural de Quixeré no Vale Jaguaribe, pela primeira vez participou do encontro em Quixadá, o mesmo observa os ventos e as nuvens, o mesmo reafirmou que este ano será de poucas chuvas no Vale Jaguaribano onde mora, as chuvas serão nos meses de abril e maio , lembrou que esta previsão é em sua região.

Francisco Celano; agricultor do distrito de Juatama em Quixadá, busca através das formigas, cupins e do juazeiro para saber sobre as chuvas que podem cair sobre o solo no ano seguinte, este ano de 2023 segundo o quixadaense as formigas trabalharam mais aumentaram a dispensa para armazenar mais alimentos , os cupins voam por três períodos e fecham a experiência com o Juazeiro que já está com 60% de sua florada, esse conjunto nos diz que será um bom inverno, disse Celano.

José Freira de Lima, no momento em que falou com o público presente Freire disse que em 2022 na localidade em que mora (Jordão) choveu 1.128 mm, este ano as abelhas através de seu comportamento as chuvas vão chegar somente em março.

Aurélio Leal; veio da cidade de Quixeramobim e disse que as nuvens e o juazeiro lhe mostraram um janeiro e fevereiro choveu fraco, março e abril choveu bem, mas maio já perde força e diminui as chuvas. 

Alguns dos profetas que participaram do XXVII Encontro dos Profetas da Chuva em Quixadá, 






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88)99736-1893

Copyright (c) 2024 - Site Tribuna de Iguatu
Converse conosco pelo Whatsapp!