Por iniciativa do escritor e jornalista, Dr. Paulo Neves a ACEJI (Associação Cearense de Jornalistas do Interior) e a ANEJI (Associação Nordestina de Escritores e Jornalistas Independentes) realizaram na manhã deste sábado, (07), a primeira reunião do ano de 2023. O evento aconteceu na sede do Cascatinha Clube de Serra em Maranguape.
Após ter sido servido um café da manhã à reunião teve início com abertura solene ao som do Hino Nacional Brasileiro.
No evento estiveram presentes diversas entidades culturais representadas por seus presidentes, que foram, inclusive, homenageados com Diploma ao Mérito pelo reconhecimento dos serviços prestados à cultura cearense e nordestina.
Dentre outros assuntos abordados, teve a breve prestação de contas das atividades desenvolvidas pela ACEJI no ano de 2022 e citadas as propostas das próximas ações e em especial para as comemorações dos 60 anos de fundação da entidade que acontecerá em junho do corrente ano.
Após as falas dos membros da Diretoria da ACEJI e ANEJI, alguns convidados tendo o espaço da palavra facultada aproveitaram para apresentarem suas entidades que representam, como no caso do Professor Benedito Vasconcelos, fundador do Museu do Sertão, localizado na cidade de Mossoró, no rio Grande do Nordeste que falou um pouco sobre a trajetória e os trabalhos que são desenvolvidos no museu.
A vice-presidente da ACEJI Doutora Glaucia Gondim, manifestou-se destacando a importância da mulher no cenário jornalístico e cultural do Ceará e na ocasião ela fez referências no tocante a participação da mulher diretamente ligada a ACEJI quando ressaltou que foi preciso a entidade chegar aos 60 anos de fundação para então uma mulher vim fazer parte da Diretoria como vice presidente da entidade . Na ocasião, parabenizou o atual presidente Walter Bardawil pela iniciativa de criar a “Ala Feminina da ACEJI”, disse Doutora Glaucia Gondim, que é a primeira mulher eleita vice-presidente da ACEJI.
Em seguida, esteve manifestando sua participação o jornalista Luciano Casqueiro, Diretor da Rede Mult de Comunicação, ressaltando a importância da união das pequenas rádios web para uma ampliação maior da divulgação das notícias, tanto do interior como da capital, bem como o fortalecimento da categoria.
A escritora Maria Linda Lemos foi empossada como membro da Confederação de Ciências, Letras e Artes do Brasil – CONCLAB. “Honradíssima e muito feliz em fazer parte da Confederação de Ciências, Letras e Artes do Brasil – CONCLAB” comentou.
O literário e acejiano, Tizim Clementino, foi empossado no Cargo de Presidente do Conselho Consultivo da ACEJI.
A reunião foi encerrada com a realização do sorteio de um notebook e com orações e preces pela saúde do anfitrião do evento, Dr. Paulo Neves, que agradeceu a todos.
Lembrado que ninguém acertou o número sorteado e o prêmio de um notebook doado pelo tesoureiro ficou para a ACEJI.
“Ala Feminina da ACEJI”,