Para a série "Made In Ceará", foram produzidas cinco matérias abordando o empreendedorismo na Serra da Ibiapaba, da fabricação da tradicional cachaça, passando pelo artesanato e o turismo.
Durante uma semana, a equipe de jornalismo da TV Assembleia explorou as potencialidades do empreendedorismo da Serra da Ibiapaba. As reportagens são da jornalista Cibele Couto, com imagens do cinegrafista Salomão Costa e imagens de drone e artes de Daniel Cardoso, com edição de imagens de Ribamar Jr, transporte de Félix Magalhães e produção da jornalista Suely Frota.
“A série foi feita com muito empenho, percorrendo a serra, visitando os estabelecimentos, ouvindo a história de cada empreendedor. É sempre muito prazeroso contar a trajetória de superação dos cearenses. É a primeira vez que participamos desse prêmio e já estamos muito orgulhosos de sermos finalistas”, afirma Cibele Couto.
Já a série da FM Assembleia é dividida em quatro reportagens e apresenta a trajetória de empresários cearenses que transformaram pequenas mercearias em redes de supermercados em poucas décadas. A produção e narração é de Eveline Urano, edição de texto de Rafael Luis Azevedo, edição de áudio de Jorge Luiz e sonoplastia de Ronaldo César e Nabucodonosor Queiroz.
"Para a equipe da rádio, ser finalista estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo reforça o valor de um trabalho de descentralização de atividades que tem possibilitado que servidores que nunca faziam reportagens não só façam, como ainda atinjam um nível digno de reconhecimento", pontua Rafael Luis Azevedo, gerente geral da rádio FM Assembleia.
As reportagens foram exibidas na programação da rádio e no podcast Rádio FM Assembleia, disponível nas plataformas de áudio Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts.
PRÊMIO SEBRAE DE JORNALISMO 2022
O Prêmio Sebrae de Jornalismo é uma iniciativa do Sebrae Nacional, em parceria com as unidades estaduais do Sebrae, que tem o objetivo valorizar os profissionais de imprensa que contribuem para fortalecer o empreendedorismo brasileiro com seu trabalho, mostrando a importância dos empreendedores de pequenos negócios para a economia do nosso País.
Nessa edição, a etapa estadual do prêmio contou com um total de 41 trabalhos, divididos em quatro categorias: Vídeo, Áudio, Texto e Fotojornalismo.
Os trabalhos inscritos foram avaliados por um júri composto por: Alice Mesquita, articuladora da Unidade de Competitividade dos Negócios do Sebrae/CE; Salomão de Castro, diretor de Atividades Sociais e Culturais da Associação Cearense de Imprensa, e Rafael Mesquita, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará.
Dos 41 inscritos, foram escolhidos 12 trabalhos apresentados por profissionais de nove veículos de comunicação cearenses.
Os finalistas de todas as categorias receberão premiação em dinheiro e certificado. Já o primeiro lugar de cada uma das categorias recebe ainda um troféu e o direito de representar o Estado na etapa regional, que é classificatória para a etapa nacional do Prêmio Sebrae de Jornalismo.
Os vencedores de cada uma das quatro categorias da premiação serão conhecidos em solenidade que será realizada na próxima quinta-feira (22/09), a partir das 9h30, na sede estadual do Sebrae/CE, na av. Monsenhor Tabosa, 777, Praia de Iracema.
WR/LF
Assessoria de Comunicação