noticias Seja bem vindo ao nosso site Site Tribuna de Iguatu!

Geral

9 mil pessoas de duas cidades do Ceará estão há 5 anos seguidos abastecidas por Carro-Pipa

Atualmente, são 34 cidades cearenses atendidas pelo Programa

Publicada em 19/09/22 às 14:21h - 101 visualizações

Rádio Web Tribuna de Iguatu


Compartilhe
Compartilhar a noticia 9 mil pessoas de duas cidades do Ceará estão há 5 anos seguidos abastecidas por Carro-Pipa  Compartilhar a noticia 9 mil pessoas de duas cidades do Ceará estão há 5 anos seguidos abastecidas por Carro-Pipa  Compartilhar a noticia 9 mil pessoas de duas cidades do Ceará estão há 5 anos seguidos abastecidas por Carro-Pipa

Link da Notícia:

9 mil pessoas de duas cidades do Ceará estão há 5 anos seguidos abastecidas por Carro-Pipa
Das 184 cidades cearenses, duas estão sendo atendidas de forma ininterrupta ao longo dos últimos cinco anos: Choró e Monsenhor Tabosa  (Foto: Foto: Reprodução)

Uma das soluções paliativas para garantir acesso hídrico a comunidades difusas do Ceará é a Operação Carro-Pipa, programa do Governo Federal cujo objetivo é assistir famílias atingidas por estiagem e seca no semiárido nordestino. Das 184 cidades cearenses, duas estão sendo atendidas de forma ininterrupta ao longo dos últimos cinco anos: Choró e Monsenhor Tabosa.

Os números foram obtidos com exclusividade pelo Diário do Nordeste através da Lei de Acesso à Informação. Estes dois municípios, localizados na região do Sertão Central, sofrem historicamente com os poucos volumes de chuva. Sem precipitações suficientes para abastecer os principais açudes da região, a população se vê obrigada a contar com outros recursos. Nem sempre a tarefa é simples.

"A situação é triste, bastante precária. Monsenhor Tabosa sofre há muito tempo com a falta de água. A gente tem que ir se virando como pode, mas é difícil", diz a professora Maria do Socorro Rodrigues Araújo.

Os números recentes corroboram o relato da professora. Entre 2018 e 2022, em apenas uma oportunidade ambos os municípios fecharam o ano – já contabilizando os números parciais de 2022 – com pluviometria acima da média. Em Choró, este ano está 15% acima da normal climatológica e, em Monsenhor Tabosa, 2020 foi o ano em que as chuvas ficaram 21,1% acima da média.

"Para que os danos causados pela estiagem sejam recuperados, é preciso muito além do que um ano de chuva acima da média. Leva um tempo para a recuperação", pontuou o professor da UFC, Itabaraci Nazareno Cavalcante. Em todos os outros anos deste recorte – 2018 a 2022 – as cidades tiveram déficit de chuva.

Chuvas abaixo da média

As duas cidades que estão há 5 anos com assistência consecutiva da Operação Carro-Pipa acumulam chuvas abaixo da média. Desde 2018, somente uma vez os volumes médios foram superados

Fonte: Diário do Nordeste

COMUNICAR ERRO



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88)99736-1893

Copyright (c) 2024 - Site Tribuna de Iguatu
Converse conosco pelo Whatsapp!