O Brasil encara o seu segundo desafio na Copa do Mundo de Basquete nesta segunda-feira, 28 de agosto. O rival a partir das 10h30, com transmissão ao vivo da ESPN e do Star Plus é a Espanha, atual campeã do mundo. Com uma vitória para cada lado na competição, quem vencer carimba um lugar na próxima fase e dá um passo para ficar com o primeiro lugar do Grupo G, disputado em Jacarta, na Indonésia.
Na estreia, o Brasil derrotou o Irã por 100 a 59 e os espanhóis derrotaram a Costa do Marfim por 94 a 64. Nos últimos anos, duelos entre os dois times têm se tornado frequentes em Copas do Mundo e Olimpíadas. O Brasil venceu os duelos em Londres 2012 e na Rio 2016. E perdeu no Mundial de 2014, disputado na Espanha.
- A Espanha é a atual campeã do mundo, um time muito forte, experiente e que chega como uma das favoritas no Mundial. Precisamos jogar com muita inteligência e manter nosso foco os 40 minutos para podermos ser competitivos e buscar a vitória - citou o técnico Gustavo De Conti, lembrando nomes como os irmãos Hernangomez, Lull, Claver, Rudy, entre outros.
Pelo Grupo H, cruzamento de Brasil e Espanha na segunda fase, o Canadá e a Letônia já se garantiram, com duas vitórias para cada um. Os times agora brigam na última rodada, na terça, pelo primeiro lugar da chave. A França, uma das favoritas, e o Líbano, já estão eliminados.
- Vamos para um jogo muito duro, contra um time muito equilibrado, mas estamos muito confiantes em nosso potencial e no que o time tem apresentado até aqui. Precisamos dessa vitória, respeitamos a Espanha, mas queremos a vitória - disse Bruno Caboclo, MVP na estreia.
Raul Neto
No início do terceiro quarto da partida entre Brasil e Irã, o armador Raul Neto sofreu uma lesão e precisou deixar o jogo. Raul foi levado para o hospital para exames, onde teve confirmada uma ruptura do tendão patelar do joelho direito. O atleta, acompanhado do fisioterapeuta da Seleção, Rafael Plein, retorna para Utah, nos Estados Unidos, na madrugada desta segunda-feira, para dar sequência a sua trajetória de recuperação.
Copa do Mundo 2023
A Seleção está no Grupo G do Mundial, ao lado de Irã, Espanha e Costa do Marfim. Na primeira fase, enfrenta os três rivais e os dois melhores avançam para a segunda fase. Nesse estágio, será formado uma nova chave com os dois melhores do Grupo H, que tem França, Canadá, Letônia e Líbano. Os classificados fazem mais dois jogos, enfrentando apenas os rivais da outra chave, e carregando os resultados da primeira fase. Os dois melhores vão às quartas de final.
A Copa do Mundo é classificatória para a Olimpíada de Paris 2024, distribuindo sete vagas, sendo duas para as Américas. Para ir direto para Paris sem passar pelo Pré-Olímpico, o Brasil precisa ser ao menos o segundo melhor do continente, num torneio que tem também Estados Unidos, Canadá, Venezuela, Porto Rico, México e República Dominicana.
Convocados
ARMADORES
Marcelo Huertas - Tenerife-ESP
Yago Mateus - Estrela Vermelha-SRB
Raul Neto - Fenerbahçe-TUR
ALAS/ARMADORES
George de Paula - ULM-ALE
Vitor Benite - Palencia-ESP
ALAS
Guilherme Santos - Golden State Warriors-EUA
Leonardo Meindl - Tokyo-JPN
ALAS/PIVÔS
Lucas Dias - SESI Franca
Bruno Caboclo - Venezia-ITA
Tim Soares - Nagoya-JPN
PIVÔS
Felipe dos Anjos - Andorra-ESP
Cristiano Felício - Granada-ESP
COPA DO MUNDO (ao vivo na ESPN)
26 de agosto
Brasil 100 x 59 Irã
28 de agosto
10h30 - Brasil x Espanha
30 de agosto
6h45 - Brasil x Costa do Marfim
Fonte: Assessoria CBB