noticias Seja bem vindo ao nosso site Site Tribuna de Iguatu!

Esporte

O desafio dos 14 pontos

Atualmente, com 31 pontos, o Fortaleza ocupa a 14ª colocação e o Ceará a 15ª.

Publicada em 28/09/22 às 15:08h - 106 visualizações

Rádio Tribuna de Iguatu


Compartilhe
Compartilhar a noticia O desafio dos 14 pontos  Compartilhar a noticia O desafio dos 14 pontos  Compartilhar a noticia O desafio dos 14 pontos

Link da Notícia:

O desafio dos 14 pontos
Atualmente, com 31 pontos, o Fortaleza ocupa a 14ª colocação e o Ceará a 15ª.  (Foto: JL Rosa e Thiago Gadelha / SVM)

Ceará e Fortaleza entram em campo nesta quarta-feira (28/09) contra Coritiba e Flamengo, respectivamente. Ainda na parte de baixo da classificação geral, ambos precisam pontuar urgentemente para dar segurança às suas torcidas de que vão brigar por muito mais que permanência na Série A. Ainda é possível sonhar com a vaga na Sul-Americana dependendo ainda das próprias forças, mas tropeços no meio do caminho podem custar caro e o preço pode não ser somente ficar fora da Sula.

Atualmente, com 31 pontos, o Fortaleza ocupa a 14ª colocação e o Ceará a 15ª. Nos critérios de desempate o Fortaleza está à frente do Ceará com duas vitórias a mais que o rival. Faltando 10 rodadas para o fim do Campeonato, há quem diga que são necessários mais 14 pontos para garantir a permanência na Série A, em tese com aquela conta mágica dos 45 pontos.

O desafio dos 14 pontos
Foto: JL Rosa e Thiago Gadelha / SVM

Tempo para treinar

Ceará e Fortaleza entraram em campo no último domingo e voltaram aos trabalhos na última quarta-feira. O Ceará jogou em casa e perdeu para o São Paulo, já o Fortaleza empatou com o Juventude fora de casa. O Leão teve o desgaste da viagem da volta e agora aguarda o Flamengo em casa. O Ceará viajou para enfrentar o Coritiba.

Um tempo considerável para se treinar, aperfeiçoar jogadas, conhecer os adversários e definir estratégias de jogo. O principal, no entanto, é colocar em campo tudo o que foi planejado considerando, inclusive, as possibilidades de eventuais percalços ao longo dos 90 minutos.

Parada indigesta

O Fortaleza tem uma parada indigesta e o Flamengo dispensa apresentações. A chegada de Dorival Júnior fez muito bem ao Rubro-Negro e deu à equipe uma outra forma de jogar. O Mengão vive uma lua-de-mel com sua torcida na final de duas competições importantes: Copa do Brasil e Libertadores, cujas decisões começam já na semana que vem.

O Flamengo tem um dos melhores elencos do Brasil. Dorival sinaliza que vai jogar com o time reserva. Ainda que isso aconteça não quer dizer que vai ser fácil para o Fortaleza, ao contrário. Vem a Fortaleza com desfalques importantes convocados para as seleções nacionais e não vai contar com Pedro, Éverton Ribeiro (Brasil), Vidal, Pulgar (Chile), Arrascaeta e Varela (Uruguai), todos convocados para suas seleções nacionais. Além deles, o treinador também não poderá contar com os atacantes Marinho e Éverton Cebolinha, suspensos. Mas o time Rubro-Negro que deve ir a campo terá Santos, Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes e Diego; Victor Hugo, Matheus França e Gabigol.

Ao Fortaleza cabe jogar com inteligência e estratégia. Não adiante querer atacar sem estar atento aos contra-ataques do adversários, rápidos, e muitas vezes fatais, independente de quem esteja em campo, a mão do técnico funciona.

O Leão teve uma semana para se preparar para este confronto. O técnico Juan Pablo Vojvoda sinaliza surpreender na escalação. Vojvoda não vai contar com Robson, que recebeu o terceiro cartão amarelo no empate em 1 a 1 com o Juventude e vai cumprir suspensão automática. A expectativa é de que Sílvio Romero comece jogando, ma Série A ele ainda está devendo.

A forma de jogo parece ser a mesma. No 4-4-2 variando para o 4-3-3 durante a partida, agredindo o adversário quando tiver a posse de bola. O provável time do Fortaleza deve ser Fernando Miguel; Brítez, Marcelo Benevenuto, Titi, Juninho Capixaba; Lucas Sasha, Ronald, Zé Welison; Moisés, Thiago Galhardo e Romero. Galhardo pode recuar para o meio de campo para criar as jogadas e abastecer os atacantes que vêm das pontas: Moisés e Romero.

Pedro Rocha e Romarinho são ainda opções que podem aparecer no ataque para a partida contra o Flamengo.

A primeira vitória na Série A

Voltando no tempo, na 9ª rodada, o Fortaleza surpreendeu o Flamengo no Maracanã.

Naquela ocasião houve quem apostasse em uma goleada do Flamengo para cima do Leão. O Flamengo vinha de vitória em um FlaxFlu e o Fortaleza amargava a lanterna. Quis o imponderável do futebol que a primeira vitória tricolor fosse justamente naquele 05 de junho.

A realidade para este jogo é outra. Fora da zona, talvez um empate não seja um mau resultado para o Leão quando se olha para o restante do Campeonato e para a sequência da competição. Mas uma vitória diante do Flamengo seria importante para se manter longe da zona de rebaixamento e manter viva a possibilidade de classificação para a Sul-Americana.

Torcendo por tropeço

O Flamengo ainda tem chances remotas de título na Série A, embora seu foco principal seja a conquista da Libertadores e da Copa do Brasil.

Ainda que “poupando” titulares o Flamengo precisa de vitórias para ter chances de brigar pelo título caso o Palmeiras tropece. O torcedor rubro-negro ainda tem esperança de que isso aconteça.

Casa cheia

O Castelão vai lotar para este jogo. Pode ser até mesmo recorde de público na Série A.

Na última parcial divulgada pelo Fortaleza mais de 47 mil torcedores já estão com ingressos em mãos. Haverá cerca de 14 mil torcedores do Flamengo na partida, o restante, Tricolor. Que a torcida do Leão seja o 12º jogador.

Briga em baixo

O Ceará vai ao Couto Pereira enfrentar o Cortiba. Nesta partida, a briga é mais embaixo. Ambos estão livres, por pelo menos mais uma rodada da zona de rebaixamento, porque o Avaí já perdeu para o São Paulo.

O empate não é bom para nenhum dos dois (é menos ruim para o Ceará porque está jogando fora de casa e está a frente do aversário). A luta primeira de ambos é contra o rebaixamento.

A vitória do Ceará pode não levá-lo a subir nenhuma posição na tabela, caso seus concorrentes diretos, Botafogo e Bragantino vençam ou empatem, e o Fortaleza vença. Mas vai mantê-lo seis pontos longe da zona de rebaixamento.

O Coritiba de Guto Ferreira precisa da vitória para tomar a 15ª posição do Ceará, chegar aos 31 pontos e entrar na briga também por uma eventual vaga na Sul-Americana. O jogo que promete dramaticidade desde o primeiro minuto. O Coritiba terá a seu favor a sua torcida (houve promoção de ingressos para este jogo) e o retrospecto contra adversários diretos. Em casa o Coritiba venceu o Atlético GO e o Avaí nos últimos compromissos.

O técnico Guto Ferreira contou com nove dias de preparação para treinar o elenco e terá reforços que foram liberados pelo departamento médico: o meio-campista Boschillia, o centroavante Léo Gamalho e o zagueiro Henrique, todos recuperados de problemas musculares. O lateral-direito Nathan Mendes e o atacante Adrián Martínez foram vetados pelo departamento médico.

Já o Ceará precisa apagar o mau resultado contra o São Paulo. Quando a equipe esteve perdida em campo após tomar o primeiro gol. A partida contra o São Paulo ainda rendeu as suspensões de Luiz Otávio e Zé Roberto (expulsos) e Nino Paraíba e Gabriel Lacerda (advertidos com o terceiro amarelo). Das equipes fora da zona de rebaixamento, o Ceará é a que menos venceu e o primeiro critério de desempate com as demais é o número de vitórias.

Equilíbrio

Pelo Brasileirão Série A, os times se enfrentaram em dez oportunidades, com quatro vitórias para cada lado e dois empates. No histórico geral, somando todas as competições, foram 18 encontros, com sete triunfos do Coxa, contra cinco do Vozão, além de seis empates.

O encontro das duas equipes no primeiro turno foi amargo para o Ceará. O Vozão vencia até o 44 do segundo tempo quando tomou o empate de deixou de somar mais dois pontos importantes, em pleno Castelão.

Sequência

Os três pontos no jogo contra o Curitiba são fundamentais para a sequência do Ceará na competição. O Ceará tem duas partidas importantes em casa contra América MG e Goiás.

Uma sequência de bons resultados pode fazer ainda com que o técnico Lucho Gonzalez, que conhece bem o adversário da 28ª rodada continue ganhando a confiança da torcida e de que pode fazer um bom trabalho. Mas na temporada, o Ceará talvez já tenha chega ao limite dos erros cometidos e novos podem ser fatais. Tudo o que a torcida não quer.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88)99736-1893

Copyright (c) 2024 - Site Tribuna de Iguatu
Converse conosco pelo Whatsapp!