noticias Seja bem vindo ao nosso site Site Tribuna de Iguatu!

Educação

Volta às aulas: Mochilas com rodinhas também são prejudiciais à coluna das crianças

O ortopedista e presidente da Cooperativa dos Médicos Traumatologistas e Ortopedistas do Estado do Ceará (Coomtoce), Leonardo Drumond, orienta sobre o uso correto das malas e mochilas com rodinhas

Publicada em 27/01/25 às 16:14h - 40 visualizações

Site Tribuna de Iguatu


Compartilhe
Compartilhar a noticia Volta às aulas: Mochilas com rodinhas também são prejudiciais à coluna das crianças  Compartilhar a noticia Volta às aulas: Mochilas com rodinhas também são prejudiciais à coluna das crianças  Compartilhar a noticia Volta às aulas: Mochilas com rodinhas também são prejudiciais à coluna das crianças

Link da Notícia:

Volta às aulas: Mochilas com rodinhas também são prejudiciais à coluna das crianças
 (Foto: Site Tribuna de Iguatu)
Usar mochilas de costas com muito peso ou em um só ombro pode causar dores nas costas das crianças, desequilíbrios posturais e até desencadear problemas na coluna na fase adulta. Tanto que, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o peso da mochila não deve ultrapassar 10% do peso corporal do indivíduo e que o excesso aliado ao esforço repetitivo ocasiona 70% dos problemas de coluna.
 
Por esse motivo, na volta às aulas, os pais passaram a adotar as mochilas com rodinhas e até bolsas parecidas com malas de viagem, produzidas com materiais mais leves. Porém, o que poucos sabem é que as mochilas de rodinhas também podem causar problemas na coluna das crianças se não forem utilizadas corretamente. Embora sejam uma alternativa para reduzir a carga sobre os ombros, seu uso inadequado pode levar a posturas inadequadas e esforço excessivo em certas regiões do corpo.

O ortopedista e presidente da Cooperativa dos Médicos Traumatologistas e Ortopedistas do Estado do Ceará (Coomtoce), Leonardo Drumond, alerta que que “puxar a mochila ou malas de rodinhas com apenas uma mão e em terrenos irregulares regularmente pode gerar desalinhamentos posturais, causando dores nas costas, ombros e braços. As crianças também sobem escadas puxando essas bolsas. O movimento repetitivo de torção do tronco ao arrastar a mochila pode sobrecarregar a musculatura lombar”.

Para prevenir problemas posturais, o especialista recomenda que “o puxador esteja alinhado na altura da cintura da criança até que os ombros fiquem nivelados, evitando que ela precise inclinar o corpo para puxar. Os pais também devem ensinar a criança a alternar as mãos ao puxar a mochila para equilibrar o esforço muscular”, explica Dr. Leonardo Drumond, acrescentando que “mesmo com rodinhas, a mochila não deve estar excessivamente pesada, respeitando o limite de cada criança”, finaliza.

Por: Camila Vasconcelos - Jornalista ( Instituto de Educação Médica (IDOMED)




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88)99736-1893

Copyright (c) 2025 - Site Tribuna de Iguatu
Converse conosco pelo Whatsapp!