O Ministério da Educação (MEC) confirmou que cerca de 50 mil inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 foram alocados em locais distantes das suas casas. Os participantes prejudicados poderão realizar o exame nos dias 12 e 13 de dezembro. As provas normais serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro.
Os interessados em fazer o Enem em dezembro deverão realizar seus pedidos na Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/), na qual haverá uma aba específica para isso. O sistema receberá as solicitações no período de 13 a 17 de novembro.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), os prejudicados somam 1% dos inscritos. Não há casos de participantes alocados em município distinto daquele indicado no ato da inscrição. Nesse caso, a cidade escolhida para fazer a prova não poderá ser alterada.
O edital do Enem garante que os participantes façam a prova a no máximo 30 km de distância de suas residências. No entanto, foi relatado pelos estudantes, percursos de mais de 40 km.
Por Camylla Evellyn (ointrigante)